O presidente do Sindicato dos Professores do Espírito Santo (Sinpro/ES), Juliano Pavesi Peixoto, foi eleito para a direção executiva da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). A escolha ocorreu durante o 6º Congresso Nacional da entidade, realizado em Salvador entre 7 e 9 de agosto de 2025, que definiu a nova Direção Nacional para o mandato 2025-2029.
A diretoria será presidida pelo bancário baiano Adilson Araújo, reconduzido ao cargo. O Congresso também marcou avanços na participação feminina: 43% da Direção Nacional é composta por mulheres, enquanto na Diretoria Executiva a divisão é paritária, com 50% de mulheres e 50% de homens.
A presença do presidente do Sinpro/ES dá maior visibilidade às demandas dos diversos setores da educação. “Vou atuar em prol de trabalhadoras e trabalhadores de todo Brasil, de todas as áreas, mas vindo da área da educação, é natural que essas demandas tenham mais visibilidade”.
O encontro reuniu delegadas e delegados de todo o país para aprovar o plano de lutas da central para os próximos quatro anos, com foco na defesa da democracia, da soberania nacional, dos direitos trabalhistas e sociais, além do desenvolvimento com justiça social. A nova composição reúne lideranças de diferentes setores e regiões, mantendo a pluralidade como marca da CTB.