Quem Somos

O Sindicato dos Professores no Estado do Espírito Santo (SINPRO/ES) é uma associação que representa, perante as autoridades administrativas e judiciárias, os interesses gerais dos professores da rede privada de ensino e os interesses individuais de seus associados. O SINPRO-ES é uma entidade com esferas democráticas, com filiação direta a organizações sindicais de nível superior.

A fim de intensificar a atuação na luta da classe e a interação dos professores, no que concerne aos atendimentos jurídicos e aos interesses da categoria, a instituição conta em sua estrutura com subdivisões de sua base sindical nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim – sul do Estado e Linhares – norte do Estado.

O Sindicato está filiado à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), à Federação Estadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos Privados de Ensino do Estado do Espírito Santo (FETRAEE/ES) e à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino (CONTEE). Todas essas são entidades sindicais que incrementam nacionalmente a participação do SINPRO/ES nos debates acerca do processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano em geral, visando a sua melhor integração individual e social.

A entidade participa ativamente dos fóruns contra a precarização do trabalho, pelo fim do fator previdenciário, das práticas antissindicais e por um projeto nacional de desenvolvimento com valorização dos trabalhadores e trabalhadoras dos estabelecimentos de ensino, dentre elas, a regulamentação do ensino superior privado no Brasil.

Muitos são os desafios para atender melhor à categoria. Por isso, o SINPRO/ES tem como objetivo maior a manutenção e os avanços nas conquistas, cumprindo o papel de dar voz aos anseios dos professores e professoras, defendendo seus direitos de forma a ajudá-los a exercer a sua profissão com dignidade e o reconhecimento necessário, sempre com o lema: “Nenhum direito a menos”.