SINPRO/ES realiza 3ª aula do Autismo no cinema

O Sindicato dos Professores do Estado do Espírito Santo (SINPRO/ES) realizou, no último sábado, 03/08, a terceira aula do projeto “Autismo no Cinema”. A capacitação tem como objetivo proporcionar mais informações e vivências aos professores sindicalizados sobre o universo do autismo.

Na terceira sessão, que aconteceu no auditório do SINPRO/ES, em Vitória, foi exibido o filme “Vida Animada”, que conta a história de Owen Suskind, um jovem autista que utiliza filmes infantis da Disney para superar o obstáculo de não conseguir falar, e começa a se comunicar com a família de uma forma única.

“Ao longo dos filmes, vemos que a relação do autista com as outras pessoas é muito abordada. Ele tende a ter um afastamento com relação ao humano, e a idéia do filme é relatar as dificuldades e procurar maneiras da inserção desse fato. O professor pode e deve ajudar na área da independência do autista.”, expõe Bartyra Ribeiro de Castro, idealizadora do projeto Autismo no Cinema.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), por apresentar muitas dificuldades no desenvolvimento humano, necessita do comprometimento dos profissionais responsáveis pela educação do aluno. A escola inclusiva é um importante agente para o relacionamento social e progresso das habilidades de um autista, mas a falta de conhecimento de ações pedagógicas para trabalhar com alunos com necessidades especiais acaba deixando muitos professores desmotivados no ambiente escolar.

Renata Tavares Imperial, psicanalista, falou sobre a importância do professor não se desmotivar. “É sempre importante lembrarmos que por melhor que você possa fazer, não é possível mudar as tempestades, mas é possível melhorá-las.”

Já a professora Cassiana Oliveira, do Castelinho Encantado (CEC), de São Mateus, afirmou que “o curso está sendo muito bom, esclarecedor, um momento de aprendizagem para nos fortalecermos ainda mais como professores”.

A última sessão de Autismo no Cinema será realizada no dia 5 de outubro. A capacitação é gratuita e somente para os professores sindicalizados ao SINPRO/ES.

Leave Your Comment

Your email address will not be published.*