SINPRO/ES participa de ato simbólico que marca o início da vacinação dos professores no ES

As professoras Rosangela Maria Barbosa e Silva e Alessandra Altoé, das redes particular e pública de ensino do Espírito Santo, receberam as primeiras doses da vacina contra a Covid-19, nesta manhã, em ato simbólico, realizado no Palácio Anchieta, que marcou o início do processo de vacinação dos profissionais da educação do Estado.

A Diretora Paula Jenaina Costa esteve presente, representando o SINPRO/ES e o professor Juliano Pavesi, presidente do Sindicato, que ainda se recupera da Covid-19. “Esta é mais uma conquista do Sinpro/ES que sempre lutou em defesa do direito dos professores, mas acima de tudo, de proteger a própria vida. O professor Juliano Pavesi e toda a diretoria sempre estiveram atentos e acompanhando cada detalhe deste processo, em algumas situações com protocolos e ações na justiça para incluir os professores nos grupos prioritários, posteriormente para antecipação do processo de vacinação. Estamos firmes, contribuindo para que este processo ocorra da melhor forma possível para os professores” enfatiza a Diretora.

A vacinação efetivamente começará na semana que vem. Um comitê, formado pela Sedu, Sesa, Secont e entidades representativas da categoria, será organizado para definição de quem receberá a vacina, que será aplicada nos municípios.

Na quarta-feira, 14, o governador Renato Casagrande anunciou que o Estado disponibilizará 200 mil doses da vacina contra Covid-19, para imunizar 100 mil trabalhadores da educação. Já está definido que o primeiro grupo será de pessoas de 50 a 59 anos. Na primeira etapa serão aplicadas cerca de 5 mil vacinas para professores, pedagogos, coordenadores e secretários escolares da educação básica, profissionalizante e educação de jovens e adultos. Ao todo, são 7.600 professores da Educação Básica nessa faixa etária, no Espírito Santo.

A lista com os nomes dos professores e profissionais será repassada pela Sesa às secretarias de Saúde dos municípios para a vacinação. Os professores e profissionais não necessitarão fazer agendamento. Eles serão informados sobre local e horário para comparecer e tomar a vacina.
Primeiro, serão vacinados todos os professores. Depois, os demais profissionais da educação. Na seguinte ordem:

Grupo 1: Professores da Educação Básica
Grupo 2: Trabalhadores da Educação Básica
Grupo 3: Professores do Ensino Superior
Grupo 4: Trabalhadores do Ensino Superior

O Sinpro/ES está acompanhando o processo e trará novas informações à categoria assim que novas definições sejam estabelecidas.