Reunião Histórica no SINPRO/ES

As instituições particulares de ensino no Espírito Santo adotaram a educação online e por outras mídias para garantir a continuidade das atividades curriculares durante a pandemia do COVID-19 que obrigou o distanciamento social como forma de combater o avanço da disseminação da doença. Desde então, professores trabalham diária e exaustivamente gravando aulas, preparando atividades de retorno e avaliações, mantendo o contato e dando continuidade a educação de seus alunos.

Esta experiência 100% online está fazendo emergir situações como o aumento da carga horária de trabalho do professor na preparação dos materiais, na gravação das aulas, no planejamento e no preparo de materiais específicos para diversas mídias. Fica evidente a necessidade dos professores de integrar, ainda mais, a tecnologia da informação e da comunicação no processo de ensino-aprendizagem.

A exemplo dos professores que trabalham duro neste período para reinventar a escola e não deixar a educação parar, o Sindicato dos Professores no Estado do Espírito Santo (SINPRO/ES) está acompanhando ativamente as movimentações políticas, econômicas e sociais, para garantir que não haja nenhum aviltamento dos direitos e para evitar demissões de professores.

Nesta quarta-feira, 01 de abril, em reunião histórica, pela primeira vez totalmente online, por videoconferência, o professor Juliano Pavesi, Presidente, reuniu-se com os Diretores do SINPRO/ES para definição de novas estratégias para atenuar os possíveis impactos do agravamento da crise econômica sobre a categoria. Apenas o presidente e, tomando as devidas precauções, ainda participa de reuniões presenciais com dirigentes do SINEPE (Patronal), SINDIUPES, SINDEDUCAÇÃO, do Conselho Estadual de Educação e representantes do Governo do Estado. “Estamos trabalhando efetivamente junto a estas instituições para a defesa de nossas conquistas, pela manutenção do emprego e melhoria das condições de trabalho do professor”, esclarece o professor Juliano Pavesi. O SINPRO/ES lançará, nos próximos dias, uma campanha massiva nas mídias digitais de Valorização do Professor e pela manutenção dos seus postos de trabalho.