Angústia e frustração no magistério são temas de palestra

O cenário da educação brasileira passa por um período de transição e seus efeitos têm produzido um ambiente hostil no cotidiano escolar, o padecimento dos professores e implicações em sua trajetória profissional, social e pessoal.

O SINPRO/ES, na última quarta-feira dia 28 de agosto de 2019, realizou a palestra “Angústia e frustração no magistério”, em parceria com a Escola Freudiana de Psicanálise de Vitória e o Sindicato dos Psicanalistas.

A vice-presidente do SINPRO/ES, Silvana de Azevedo Cruz, destacou o cenário de mudanças e das perdas de direitos trabalhistas. “Temos acolhido muitos professores com problemas emocionais em decorrência desse atribulado período que o magistério tem atravessado”.

O psicanalista Alberto Mario Poltronieri, falou do sentimento do professor em meio à desvalorização sofrida pela categoria. “O adoecer do professor diante do descontentamento, do sentimento de mal estar, gera uma desistência do ofício.” Ele ressalta: “Quando não estamos dando conta da dor, devemos buscar um profissional que possa nos ajudar”.

Complementando a temática, a psicanalista Chelri Heler, destaca a necessidade do autoconhecimento. “Estamos tão no automático que não nos damos conta da hora de parar e fazer uma análise dos nossos limites.”

O SINPRO/ES em atenção ao professor, mesmo diante da realidade limitadora e desafiadora atual, destaca-se ao desenvolver o programa de Saúde do Professor com um olhar atento à sua realidade.

O Sinpro Saúde busca atender as demandas clínicas e psíquicas da categoria.

O Sinpro/ES está a sua disposição!

Juntos somos mais!

Faça seu agendamento: http://www.c3s.com.br/c3s/trabalhadores/login1.php?sindicato=18&e=1